Arquivo do blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A Noiva

O casamento é o fim do romance e o começo da história.
(Oscar Wilde)


Ah como ela era feia. Na verdade, estava feia... Ela nasceu linda e perfeita, imagem e semelhança do que havia de mais belo em todo o universo. 

Em sua infância, correu livremente por jardins e campinas, absorvendo o perfume de cada flor, alimentando-se da doçura dos mais suculentos frutos, dançando alegremente embalada nos braços do vento... Como era deslumbrante sua beleza e insinuante sua inocência, tanto que olhos cobiçosos se voltaram para ela.

Entretanto, sobre a jovem donzela havia uma promessa de casamento. Ela já tinha um compromisso assumido com o Noivo mais desejável da história. Cada minuto de sua existência suspirava por este momento. Cada dia que terminava, morria em paz e felicidade, pois também trazia para mais perto a desejada união. A pequena Noiva crescia e amadurecia. Com o passar do tempo, se tornou uma bela mulher, que dedicava cada segundo de sua vida, ao preparo esmerado de seu casamento.

Mas então, eis que em um garboso corcel negro, de cujos olhos flamejavam labaredas de fogo, surge um príncipe ardiloso, que reina nas partes mais obscuras da Terra. Sua voz é doce e aveludada. Sua mão tem a textura das mais suaves pétalas. Seus olhos brilham como diamante, coroando a beleza de um rosto esculpido no mais raro mármore. E ele sabe como fazer promessas cativantes. E ele conhece profundamente o mundo, em cada detalhe, em cada recanto, em cada vale e fenda. Ele é o senhor do engodo e da enganação, e seu convite astuto e malicioso é praticamente irrecusável:

- Venha comigo e te mostrarei as coisas mais lindas e deslumbrantes da Terra... Reinos encantados e coloridos, com quais você se quer sonhou... Venha comigo e te levarei a conhecer os mistérios ilibáveis e os prazeres inenarráveis da vida. Te darei liberdades e privilégios que lhe foram negados... Te livrarei das algemas do amor, e te levarei a experimentar das delícias e luxúrias existentes na paixão... Apenas rompa seu compromisso com este Noivo opressor,  e fuja comigo, para onde apenas as fantasias ousam viajar....

E então, incauta e vislumbrada com tamanho garbo e fervor, a Noiva abraçou a promessa feita na penumbra da noite. Ela imergiu numa fantasiosa vida de alegrias, onde conheceu os prazeres indescritíveis da libertinagem, mas em contrapartida, descobriu que o preço cobrado por este desfrute é imenso e amargo. Sua dívida se tornou tão grande, que ela não tinha nenhuma condição de pagar. E o credor cada vez mais se mostrava impiedoso e cruel.

Da inadimplência, nasceu a escravidão. O príncipe misterioso se revelou um carrasco de alma enegrecida, ávido por retirar da Noiva tudo o que lhe fora dado na criação. Assim, dia após dia, sua luz foi sendo apagada, seus sonhos foram sendo eliminados e sua beleza foi se esvaindo como a nevoa. Sua alma se viu perdida num turbilhão de temores e arrependimentos.

Em pouco tempo, ela já estava jogada em uma sarjeta, suja e empoeirada. Agora, a Noiva que ruborizava as rosas com seu perfume, estava exalando o fétido cheiro do pecado e da vergonha. Dias antes, ela corria pelo jardim, acariciando a grama verde com seu vestido branco, feito do mais fino linho, e agora, está vestida de trapos, com os cabelos emaranhados e sebosos. Seu rosto, outrora comparado ao dos anjos, está desfigurado, marcado pela dor e coberto de cicatrizes. As mesmas cicatrizes que se fundem aos ferimentos que ainda sangram, em seu corpo, espírito e alma.

Pobre Noiva... Tantas promessas... Tantos planos... Tantos sonhos... 

E agora, ali jogada no chão, tudo que anseia da vida é a morte. Ingenuamente, ela pensa que o fim de sua existência, acabará com seu sofrimento. O que ela não sabe, é que sua dívida permanecerá na eternidade. A única forma de quitação, seria alguém assumir seus débitos e pagar o alto preço por eles exigidos. Mas quem se importaria com ela, agora que se tornou em uma criatura tão desprezível e desprovida de beleza?

Enquanto seus olhos se fechavam, ela vislumbrou a figura de homem que se aproximava: - Tanto faz... Deve ser apenas mais um...

Sem ter forças para qualquer reação, a Noiva apenas esperou por mais um abuso. Porém, ao invés de sentir uma mão qualquer tocar seu corpo, ela sentiu uma mão conhecida que tocou carinhosamente seus cabelos...

- Minha amada Noiva!  Finalmente te encontrei... Há muito tempo estou te procurando!  Mas hoje te encontrei...

Com as últimas forças que lhe restavam, a Noiva abriu os olhos e contemplou o rosto radiante de seu Noivo...  Ela não se lembrava mais de como ele era belo e do tom suave daquela voz ... Seu coração acelerou descompassadamente, e ela sentiu novamente como o amor é delicado e verdadeiro. Por um instante, todo o medo, toda culpa e toda dor, simplesmente, deixaram de existir...

Mas a realidade da vida é impiedosa, e logo, a desesperança surgiu avassaladora:

É muito tarde para mim...  Balbuciou a Noiva – Eu cometi muitos erros, abri mão da verdadeira felicidade por prazeres passageiros, e agora, eu devo morrer...

- Não! Minha amada Noiva! Não deixarei que isso aconteça... Como eu poderia viver sem você – Respondeu o Noivo com total convicção...

- Sinto muito meu amado... Mas eu não tenho o direito de viver ao seu lado... Eu trai sua confiança... Zombei do seu amor...  Eu não mereço sua felicidade...

Enquanto dizia estas palavras, a Noiva sentiu o fim apertando seu pescoço. O pecado veio cobrar a dívida. A morte é uma agiota com quem não se negocia. Não havia alternativas, e naquele instante, alguém teria que morrer...

O Noivo, então, apertou as mãos da Noiva e fechou seus olhos... Uma luz cintilante começou a emanar de sua face. E de repente, a noite que os cercava, irradiou-se em dia. A Noiva não podia acreditar no que está acontecendo...

Seus ferimentos se cicatrizaram instantaneamente, e uma a uma, suas cicatrizes começaram a desaparecer.  Sua roupa putrefata se refez no mais refinado e puro linho branco. Sua sujeira desapareceu. Seu cheiro de podridão foi substituído pelo mais delicioso aroma das flores. O medo que devorava sua alma desapareceu, levando junto consigo, as culpas e as dores. A Noiva se viu bela outra vez. Seus cabelos bailavam ao vento. Seu hálito refrescava o ar a sua volta, como o cheiro das romãs. Nenhuma palavra existente no mundo podia descrever sua felicidade!

Infelizmente sua alegria desapareceu quando ela olhou para o lado, e percebeu o corpo do Noivo jazendo no chão. Ele estava todo ferido, seu rosto desfigurado pelas mesmas cicatrizes que ela tinha adquirido em sua vida pregressa e pueril. Sua roupa estava rasgada e suja, e foi neste instante, que a Noiva finalmente compreendeu o tamanho do amor que aquele homem sentia por ela.  Por amor, ele escolheu morrer em seu lugar, tomando sobre ele toda a aflição, angústia e flagelo, que, para ela, estava destinado na eternidade. E então, a Noiva chorou sobre seu corpo moribundo, e no dia seguinte, lavou sua sepultura com lágrimas.

Mas calma, esta história tem um final feliz. Ela precisa ter. Afinal, a Morte não sabia que a inocência  do Noivo era tamanha, que mesmo pagando toda a dívida da Noiva, ainda sobravam créditos para uma vida eterna a dois. Assim, três dias depois, o Noivo estava de volta para a vida, a fim de viver plenamente seu amor.

Uma alegria que não se pode descrever, invadiu o coração da Noiva, quando ela atendeu a campainha naquela manhã de domingo. Era quase impossível  acreditar em seus próprios olhos.  O Noivo estava ali, vivo, radiante,   mais belo do que nunca, com um sorriso estampado em seu rosto e o amor latejando em seu olhar...

- Voltei minha amada... Voltei por você... Voltei para você...  Mas ainda não é hora do casamento.... O Jardim não poderá comportar nosso amor...  Por isso, preciso retornar para meu Reino, e lá, vou construir uma casa para nós, bela e eternal... Quando tudo estiver pronto, eu irei voltar  para você, e te levarei para morar comigo em um lugar onde não existirá mais dor, sofrimento e lágrimas.... Apenas aguarde pacientemente o meu retorno e jamais duvide de meu amor durante esta espera...

- Mas e se eu fraquejar novamente... E se eu não amar o suficiente? – Preocupou-se a Noiva.

Eu amarei por nós dois... E embora você não me veja, saiba que eu estarei aqui para te ajudar... Todos os dias, até que os séculos se encerrem. – Respondeu o Noivo.

- E como poderei falar com você durante minha espera?

- Em poucos dias – Prometeu o Noivo – Um amigo muito especial virá para te fazer companhia. Ele caminhará com você, adornará você, instruirá você e te consolará quando sentires saudades de mim. E quando você quiser conversar comigo, ele saberá onde me encontrar... O nome dele é Espírito Santo!

E desde então, a Noiva aguarda ansiosa pelo retorno do Noivo, mas desta vez está vigilante, guardando tudo o que tem, para que ninguém retire dela sua coroa. Nada nesta terra, a fará desistir de seu casamento...

O Espírito e a Noiva dizem: VEM! E todo aquele que ouvir diga: VEM! (Apocalipse 22:17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário