Arquivo do blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

A síndrome do filho mais velho

A força que tiramos do rancor e da irritação é apenas fraqueza.
(Madame Swetchine)


Enfermos precisam de cura. Embora Jesus tenha curado inúmeros leprosos, cegos e aleijados, sua prioridade sempre foi curar a alma. Assim, ao longo de seu ministério, o Mestre vivia cercado de homens recriminados e mulheres desprezadas pela sociedade. Os religiosos censuravam Jesus por conviver com os pecadores.  - Como ele pode se assentar a mesa com ladrões e prostitutas? É que o Messias tinha uma visão diferenciada sobre a condição humana. Fariseus reverberavam aos quatro ventos que amavam a lei. Jesus aplicava na prática a lei do amor. 

Para deixar clara esta diferença, Cristo lhes contou a história de um pai amoroso, com dois filhos problemáticos, que por motivos diferentes, se perderam na vida. E foram encontrados.

Numa terra distante, habitava um homem abastado, que tinha em seus dois filhos, a maior riqueza de sua vida. Os meninos viviam felizes em uma grande fazenda, tinham muitos servos para atendê-los, estudavam nas melhores escolas, comiam do bom e do melhor. Mas, acima de tudo, viviam cercados pelo amor do pai, que nunca mediu esforços para os -los felizes. Mesmo assim, o filho mais novo, sentiu vontade de conhecer o mundo, sair da fazenda e viver novas aventuras longe do lar. Então, ele pediu ao pai que lhe desse a parte que tinha direito na herança.

Imagine a dor deste pai. Certamente seu testamento destinava metade da fortuna para o caçula. Porém, o filho lhe deixa claro, que desejava recebe-la com o pai ainda vivo. A quanto tempo esse garoto vinha desejando secretamente que seu progenitor morresse?

Com o coração partido, o velho pai deu ao filho mais novo aquilo que foi pedido. E o menino saiu pelo mundo, vivendo dissolutamente, como se não existisse amanhã. Em pouco tempo, o jovem gastou toda a sua fortuna e se viu sozinho no mundo. Sem amigos e sem família. Foi trabalhar como cuidador de porcos, o que para um judeu, já poderia ser considerado o fundo do poço. A situação ainda ia piorar. Trabalhando duro a troco de pouca comida, sua fome só fazia aumentar, e ele desejava comer até mesmo a refeição servida aos suínos. Mas, nem isso lhe era permitido.

Numa noite de insônia, se pôs a pensar na fazendo em que fora criado, onde até mesmo os empregados eram tratados com gentileza e tinham alimentos em fartura. Então, decidiu se levantar pela manhã, voltar para a casa do pai, implorar por perdão,  e ali, pedir um emprego. Não se sentia digno de recuperar o status de filho, mas, sabia que o coração bondoso do pai, não lhe negaria o posto de um diarista. E assim ele fez.

O que aquele jovem não sabia, é que desde sua partida, o pai guardava vigília no portão da casa, esperando pacientemente o retorno do filho. Naquele dia, seu coração estava exageradamente ansioso, e seus olhos se exprimiam para enxergar além da linha do horizonte. Então, ele vê a silhueta de um homem caminhando lentamente pela estrada. Corpo curvado, roupas esfarrapadas, barbas e cabelo emaranhados. Nem de longe se parecia com a figura atlética e garbosa que meses atrás havia deixado a fazenda. Mas, os olhos de um pai não se deixam enganar com tanta facilidade.

O velho homem saiu correndo pela estrada, e abraçou vigorosamente aquele andarilho cansado. O pai pôs-se a beijar seu rosto sujo e a acarinhar seus cabelos ensebados

- Meu filho querido! A quanto tempo tenho esperado você voltar! 

Imediatamente ele chamou seus empregados. Mandou que lavassem o menino, aparassem sua barba e cortassem seu cabelo. Separou a melhor roupa e o mais caro calçado. Também escolheu o mais belo anel que possuía. Ele queria que seu filho se vestisse como um príncipe outra vez. Filho. Isso mesmo! Nada menos que filho!

E para celebrar o retorno do pródigo, o pai preparou uma festa. Pediu aos cozinheiros que assassem um bezerro cevado. Convidou os amigos e vizinhos para o churrasco, e alegremente, explicava aos convidados o motivo da celebração: 

- Comam e bebem meus amigos! Compartilhem de minha alegria! Meu filho estava perdido, mais foi achado. Meu filho estava morto e reviveu!

Porém, nem todos estavam felizes. Do lado de fora da casa, o filho mais velho se esbaldava com o vinho amargo do ressentimento. Ele simplesmente não aceitava que o pai perdoasse com tamanha facilidade as afrontas de seu irmão. Como pode a ingratidão ser recompensada com gratidão? Como pode o abandono ser retribuído com abraços? Como pode uma punhalada no coração motivar uma festa que homenageia o agressor?  

- Como pode meu pai, a quem dediquei lealdade em todos estes anos, me trocar por este meu irmão, que só lhe ofertou afrontas e traições?

Eu, particularmente, entendo o filho mais velho. Na verdade, posso dizer que eu sou o filho mais velho "esculpido em carrara". Lembro-me que em meados dos anos 2000, meu irmão Lucas decidiu, literalmente, abandonar a casa do pai. Criado na igreja e sendo filho de pastor, ele optou por seguir uma vida dissoluta, desperdiçando tudo que Deus lhe tinha dado. Envolvido com drogas e devendo dinheiro a traficantes, começou a praticar roubos dentro de casa. Roubava as panelas de minha mãe, os livros do meu pai e qualquer outra coisa que rendesse alguns trocados numa boca de fumo. A coisa ficou muito pessoal para mim, quando o Lucas começou a “gastar” o que era “meu” por direito. Ele vendeu minha coleção de CD´S e DVD´S, vendeu minhas roupas e vendeu até o enxoval da minha noiva, que guardávamos no meu quarto.

Mas, teve um dia que a última gota entornou o balde. Numa época que ainda se recebia em "espécie", guardei meu salário na carteira e a escondi num “compartimento secreto” do guarda-roupas. Pois bem. Ele achou. Além de roubar minha carteira e jogar todos os meus documentos pessoais fora, o Lucas teve a pachorra, de numa única noite, gastar todo o dinheiro que trabalhei o mês inteiro para conseguir. Três dias depois, meus pais estavam na igreja, e eu, sabendo que ele voltaria a casa para buscar comida, fiquei de tocaia em busca de revanche. É claro que isso não ia prestar. Nos atracamos com violência, e sequer percebemos que ambos, estávamos armados com facas. Uma tragédia só não aconteceu, porque minha mãe, pressentindo o perigo, saiu do culto e voltou para casa, chegando na hora em que um de nós já estava pronto para matar o outro. Quem é quem nesta história já não faz a menor diferença.

Depois disto o Lucas saiu definitivamente de casa. Não conseguíamos conviver sob o mesmo teto. Se envolveu com gente perigosa e fez meus pais chorarem copiosamente por inúmeras vezes. Um dia, ciente que precisava mudar de vida, ele pediu para ser internado em uma clínica de reabilitação, e lá ficou por quase dois anos. Quantas vezes eu o visitei? Nenhuma! Quantas vezes orei por ele? Nenhuma! Meu desejo era que ficasse naquele lugar para sempre. Mas, um dia, ele saiu.

Meus pais estavam radiantes com sua mudança. Seu linguajar já não era torpe e seu comportamento não era mais contraventor. E o que eu pensava disto? 

– Ah.... Me engana que eu gosto. 

Eu não acreditava nas mudanças, e se quer, admitia que meus pais acreditassem naquele teatrinho de “bom moço”. Para piorar meu descontentamento, ele revelou para a família que seu sonho era ser pregador. 

- Até parece que Deus vai usar um traste destes

Aliás, muita gente pensava assim, e para minha “alegria”, o Lucas só encontrou portas fechadas. Sim, eu disse "alegria". É triste quando nossa felicidade depende da infelicidade de outras pessoas. 

Jesus deixa claro que o pai tinha o mesmo amor por ambos os filhos, tanto que, em meio à euforia, percebeu que um deles não estava na festa. Imediatamente, foi procurá-lo. Encontrou seu primogênito emburrado na varanda, e o convidou para entrar na casa. Mas, o moço prontamente recusou. Ele não queria participar daquela hipocrisia. Ele estava ferido demais para celebrar. E tinha lá sua razão.

- Pai, durante este tempo, eu estive ao seu lado todos os dias. Trabalho em seus campos com dedicação, e nunca gastei seu dinheiro com frivolidades. Mesmo assim, o senhor nunca ofereceu um cabritinho para que eu festejasse com meus amigos... Mas agora, quando este meu irmão, que nos abandonou e jogou fora metade de nossos bens, retorna para casa, é recebido com festa e celebração, ganhando de presente um boi. Isso é justo meu pai?

Justiça. Como gostamos de deturpar este conceito. Em nossa interpretação, só existe justiça quando somos os beneficiados. Mas, para Deus, a justiça é baseada em dois princípios que nossos corações hedonistas tem dificuldades de assimilar. Misericórdia e Graça.

Por nossas escolhas e práticas pecaminosas conscientes, merecemos sim a condenação, inda que a vontade de Deus vá exatamente na direção oposta (João 3:16). A misericórdia do Senhor, surge então, como um facho de luz em meio as trevas, uma segunda chance de vida no exato momento que a mão da morte toca nosso pescoço. Por seu amor, Deus escolhe suspender a sentença que pesa contra o homem, NÃO lhe dando o castigo do qual é merecedor. Só a misericórdia de Deus tem a autonomia para suspender o julgamento que nos é devido, e conceder ao culpado um perdão que ele não faz por merecer.

Já a “graça”, nada mais é do que um favor imerecido, um presente pelo qual não esperamos, uma “promoção” que não tencionávamos receber. Deus não nos deve absolutamente nada e não está obrigado a nos conceder qualquer tipo de favor. Mesmo assim, além de nos livrar da sentença merecida, o Senhor passa a conceder a seus servos bens e favores que não mereciam receber. Alguém disse certa vez, que se Deus decidisse, a partir de hoje não nos conceder uma única benção, fechando para sempre as janelas dos céus sobre nossa vida, ainda assim, teríamos que agradece-lo pela eternidade por tudo que já nos fez. 

O filho pródigo entendeu o conceito da misericórdia e a abraçou. Em seu julgamento prévio, ele havia determinado que o máximo de benevolência que merecia ter, era o posto de um trabalhador esporádico na fazenda para a qual um dia deu as costas. Mas, a misericórdia do pai anulou o resultado deste julgamento, não concedendo a ele o posto merecido, e sim, restituindo-lhe a condição de filho, mesmo que aparentemente não houvesse justiça praticada ali.

A beleza da misericórdia é exatamente a leitura que ela faz da própria justiça, já que é o credor quem acaba pagando a conta, e logo, a dívida deixa de existir. O pródigo não questionou a atitude do pai, ele apenas a aceitou de bom grado, consciente que o mérito não estava nele (detentor de uma vida pregressa e pueril), mas sim, no amor incondicional de seu pai. Quem se deixa ser abraçado pela misericórdia, passa a desfrutar da graça. Ao não nos dar o que era merecido, Deus substitui o “presente funesto” por outros muito mais agradáveis, e que sequer poderíamos ousar sonhar. O filho que voltou para casa recuperou sua posição de herdeiro, foi ornado com joias e celebrado com festas. Ele desfrutou de cada momento com grande alegria, pois compreendeu que a “graça” impõem apenas uma condição: ser aceita sem questionamentos.

O filho mais velho não entendia nada sobre graça e misericórdia. E seu senso pragmático de justiça estava devorando sua miserável alma.

A resposta do pai ao seu primogênito é a mesma que Deus concede a todos os portadores da “síndrome do filho mais velho”. 

Meu filho, você sempre esteve comigo. Tudo que eu tenho é teu. Para que eu iria te oferecer um cabrito, se você é dono de todos os meus rebanhos? Mas, enquanto você tem tudo, seu irmão já não tem mais nada. Não te parece justo que eu lhe dê um bezerro? Afinal, não é todo dia que uma família tem oportunidade de um novo começo! Devemos ser gratos pela chance de estarmos juntos novamente.

E é aí que me vejo as voltas com uma dúvida inquietante. Qual dos irmãos era mais pródigo? 

Um deles esbanjou uma fortuna com bebidas, drogas e mulheres. O outro, não se fez valer da própria herança, e deixou de aproveitar as coisas boas que o pai compartilhava com ele todos os dias. Um tinha tudo e ficou sem nada. O outro achava que não tinha nada, mesmo tendo tudo. A palavra "pródigo" significa “esbanjador”, “perdulário”, aquele que “dissipa” seus bens. E quem é mais irresponsável com sua herança? O que gasta dissolutamente o que ganhou ou o que ganha e acumula sem nunca gastar?

Quando os portadores da “SFMV” fecharam seus ouvidos para pregação do Lucas, ele então decidiu ir para onde sua voz seria ouvida. Nos anos seguintes, se dedicou a pregar em favelas de Campinas e Hortolândia, onde muitas almas foram impactadas com seu testemunho. Aos poucos, pastores de pequenas igrejas abriram suas portas ao jovem pregador, e passo a passo, ele chegou aos grandes templos. Hoje, meu irmão é um evangelista reconhecido internacionalmente, que dedica sua vida a ministração do evangelho, descendo de um avião para entrar em outro. O Pai lhe deu a chance de recuperar a herança perdida, e ele, por sua vez, não a desperdiçou.

Ao ver o sucesso de meu irmão, minha “síndrome de filho mais velho” só fez aumentar. Como pode um indivíduo desprezível, que abandonou a igreja e desprezou a cruz, ter mais reconhecimento que alguém que sempre se manteve na Casa do Pai, dedicando os melhores anos de vida para a Obra de Deus? Por muito tempo me senti indignado em como as pessoas se impressionavam com o testemunho do Lucas, e a grande transformação por ele experimentada. 

Acordem... Ele escolheu esta vida... O sofrimento que passou foi pouco pelas escolhas erradas que fez.

Como me envergonho destes pensamentos. Hoje enxergo que meu irmão aceitou com gratidão o novilho que Deus lhe deu quando voltou para casa, enquanto eu, muitas vezes, ignorei que existia um rebanho a minha disposição. 

Mas, esta é uma história sobre segundas chances, e o filho mais velho também teve a sua. Ao final da festa, o Pai estava grato por ter sua família reunida outra vez. O irmão mais velho entendeu que o retorno de um filho, é uma chance de recomeço para toda a família. Certamente, no final de semana seguinte, ele também deu uma festa aos seus amigos, e fez questão de ter seu irmãozinho ao lado. Eles tinham muitas histórias para contar. Viver o perdão é uma grande aventura!

Eu e meu irmão temos ministérios diferentes. Deus nos escolheu para que completássemos um ao outro. E assim tem sido. Nestes últimos anos, somos mais que irmãos. Nos tornamos amigos. Nos apoiamos mutuamente, e o ministério de um é enriquecido pela vida do outro. Ele fala sobre o que eu escrevo e eu escrevo sobre o que ele fala. E juntos, vivemos diariamente estas palavras.

A SFMV tem cura! Me orgulho da história de meu irmão, e de como ele teve forças para se arrepender, abandonar seus vícios e voltar para a Casa do Pai. Ele é um herói para mim. Sua experiência de vida é uma fonte de inspiração. Cada vitória por ele alcançada, me faz sentir realizado também. 

Seu testemunho é mais impactante do que o meu? Com certeza! Mais pessoas são edificadas ouvindo suas pregações do que lendo meus textos? Certamente. Mas, e daí? 

O pródigo tem sua própria história para contar. O filho mais velho também. O Lucas conheceu o mundo, desceu ao inferno e foi resgatado para a vida. Ele saiu da Casa do Pai, viveu inúmeras desventuras longe do lar, e teve forças para voltar para casa. É uma história linda. Porém, tenho algo para contar, que talvez seja um testemunho ainda mais impactante. Afinal, não existe experiência de vida mais gloriosa do que nunca ter saído da Casa do Pai.

Compreender esta verdade, é o único antídoto eficiente contra a maldita "síndrome",  que faz de irmãos mais velhos (que deveriam ser genitores de carinho e proteção), pessoas tão rancorosas e desprovidas de graça, como os religiosos dos dias de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário